História

A história do concelho é marcada pela passagem dos romanos que deixaram diversos vestígios, nomeadamente nas freguesias de Midões, Póvoa de Midões e Couto.

Os documentos escritos mais antigos de que se tem notícias são de Midões, escritas pelo Mosteiro do Lorvão em 969.

O foral foi concedido em 1514 por D. Manuel. Perdeu a sede de comarca porque, em Casal da Senhora, nas proximidades de Tábua, vivia o gerrilheiro João Brandão (1827-1880) que cometeu várias atrocidades. O lugar de Percelada, em Covas, terá sido Pedra Celada em época medieval quando era concelho e teve foral de 1514.

Tábua era formada por diversas povoações, formando um pequeno território, onde se inseriam os bairros de Alvarelhos, Fundo de Vila e Silhada.

Por dádiva de D. Teresa a Fernão Pais da Cunha, durante o século XII e séculos seguintes foi honra e julgada da Família Cunha.



IMPORTANTE:

Os artigos e piadas são da responsabilidade dos seus respectivos autores. Este é apenas um portal de promoção turistica do nosso país. Nós não censuramos (excepto os comentários). Contudo, se detectar algo ilegal ou demasiado ofensivo, favor contactar que removeremos de imediato.



Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados.