Fábrica de Porcelana Vista Alegre

Na margem esquerda do Rio Boco,  em Ilhavo, distrito de Aveiro, localiza-se a fábrica de porcelana da Vista Alegre, que engloba o  Museu, a Oficina de Pintura Manual da Fábrica, a Capela, as Lojas e o Bairro Operário. 


À época, Portugal não possuía qualquer indústria que fabricasse porcelana, sendo o maior importador desse material da China. Influenciado pelo sucesso da fábrica de vidro da Marinha Grande, e pela necessidade de produzir porcelanas dentro de fronteiras, o industrial José Ferreira Pinto Basto, começou por adquirir, em 1812, a Quinta da Ermida, perto da vila de Ílhavo junto da da Ria de Aveiro.


Em 1816 comprou então, em hasta pública, a Capela da Vista Alegre e terrenos envolventes, e, com alvará Régio de 1 de Julho de 1824, D. João VI autorizou aqui o estabelecimento da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre. Volvidos cinco anos, a Vista Alegre recebeu o título de Real Fábrica, um reconhecimento pela sua arte e sucesso industrial.


A produção inicial baseou-se no fabrico do vidro e cerâmica “pó de pedra”, e face ao desconhecimento da composição da pasta de porcelana, a produção de vidro foi de grande qualidade, destacando-se as peças com relevos e ornatos lapidados e gravados, e trabalhos de incrustação de medalhões. Em 1880 a Vista Alegre cessou a produção de vidro, tendo-se dedicado exclusivamente ao fabrico de porcelana com a introdução de decorações a ouro e temas com paisagens e delicadas flores, com a participação em certames (Paris e Palácio de Cristal no Porto). A Vista Alegre daria início a uma família de empresários que se mantém relevante na actualidade. A contribuição de artistas estrangeiros, tais como Victor Rousseau, foi importante, sobretudo para a criação de uma escola de pintura, ainda hoje famosa.


José Ferreira Pinto Basto, desenvolveu uma exemplar obra social dentro do espaço da fábrica, com infraestruturas de primeira necessidade e de lazer para os trabalhadores da fábrica. Construiu um parque habitacional, o seu próprio corpo de bombeiros, o seu teatro, a sua horta colectiva, e uma banda de música. Desta forma preservou a identidade daquilo que era uma unidade industrial da época e o que era o empreender com base familiar e respectiva preocupação social, a par com o crescimento económico.


Até ao final da primeira Grande Guerra, o período áureo da fábrica foi interrompido, já que as conturbações sociais encaminharam a empresa para grandes dificuldades. Contudo, o espírito introduzido pelo fundador e a manutenção da escola de desenho e pintura pelo pintor Duarte José de Magalhães estimularam a reorganização e modernização da empresa.


De 1922 a 1947, registou-se uma enorme renovação artística, destacando-se a colaboração de artistas de renome nacional, tais como Roque Gameiro, Raul Lino, Leitão de Barros, Piló, Delfim Maia, entre outros.


Entre 1947 e 1968, a Vista Alegre realizou contactos internacionais, a formação de quadros técnicos especializados e a aquisição da principal concorrente, a Electro-Cerâmica.


Na década de 1970, a fábrica deu importantes passos na sua modernização tecnológica e prestou mais atenção à formação de jovens pintores.


Em 1983, criou o Gabinete de Orientação Artística (GOA) e, dois anos depois, o Centro de Arte e Desenvolvimento da Empresa (CADE), com a finalidade de fomentar a criatividade e contribuir para a formação nas áreas de desenho, pintura e escultura. Consequentemente, nasceram as séries limitadas de peças de porcelana, chamadas de séries especiais e peças comemorativas.


Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira. A empresa, pela sua história e tradição, mantém-se a mais emblemática empresa do Grupo, produzindo cerca de 10 milhões de peças por ano, entre porcelana decorativa e doméstica.


Mais do que um espaço fabril, a Vista Alegre é hoje um conjunto arquitetónico de inegável interesse, um repositório de memórias sociais e artísticas fundamentais para a construção da identidade nacional.

Na margem esquerda do Rio Boco,  em Ilhavo, distrito de Aveiro, localiza-se a fábrica de porcelana da Vista Alegre, que engloba o Museu, a Oficina de Pintura Manual da Fábrica, a Capela, as Lojas e o Bairro Operário.  

Commentários

Image
Afonso Lima
2023-08-10 22:50:02

Adorei as fotos. Muito lindas.



IMPORTANTE:

Os artigos e piadas são da responsabilidade dos seus respectivos autores. Este é apenas um portal de promoção turistica do nosso país. Nós não censuramos (excepto os comentários). Contudo, se detectar algo ilegal ou demasiado ofensivo, favor contactar que removeremos de imediato.



Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados.