Tradição têxtil da Covilhã inspira exposição na Gulbenkian

A instalação de André Guedes “Prospecto, Cena III, Intervalo e Cena IV”, inspirada na tradição dos lanifícios da Covilhã, pode ser vista até 28 de setembro no Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Trata-se de uma criação que usa papel, tecido e vídeo para reconfigurar a experiência do espaço e do tempo e que fala sobre o tempo de lazer e do tempo de trabalho.

No átrio do CAM encontra-se também um objeto/escultura realizado com tecidos de lã elaborados em fábricas da Covilhã que faliram na década de 80/90 do século passado.

E há ainda um mural documental realizado com fotografias e documentos oriundos de arquivos de coletividades culturais e recreativas da cidade laneira e do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis da Beira Baixa, chamando a atenção para «uma história sem nomes, feita de gestos, de pequenas e de grandes ações, políticas ou pessoais, individuais ou coletivas».

“Prospecto, Cena II, Intervalo e Cena IV” tem curadoria de Rita Fabiana. André Guedes é formado em arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa (1996). Foi artista residente na Cittadellarte-Fondazione Pistoletto (Biella, 2003), no Palais de Tokyo (Paris, 2005-06), na Nosadella-due (Bolonha, 2007) e na Gasworks (Londres, 2011) com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2007 venceu o Prémio de Artes União Latina.

A crítica especializada reconhece que o seu trabalho, «nas fileiras da arte pós-conceptual, avança uma crítica social e política, emprega as ideias (investigando temas históricos e literários) e a informação (inclui nas obras suportes de comunicação, jornais e documentação) como medium, resultando em várias instalações, performances, cenografias e intervenções urbanas».

 

FONTE: Jornal O Interior

 

A instalação de André Guedes “Prospecto, Cena III, Intervalo e Cena IV”, inspirada na tradição dos lanifícios da Covilhã, pode ser vista até 28 de setembro no Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.



IMPORTANTE:

Os artigos e piadas são da responsabilidade dos seus respectivos autores. Este é apenas um portal de promoção turistica do nosso país. Nós não censuramos (excepto os comentários). Contudo, se detectar algo ilegal ou demasiado ofensivo, favor contactar que removeremos de imediato.



Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados.